Presidente

Temer diz que não tem intenção de continuar na política após 2018

O presidente Michel Temer disse em entrevista à Rede TV na noite desta quinta-feira (4) que não tem "intenção" de continuar na política após 2018. Ele deu a declaração após ser questionado se "necessariamente" se aposentaria após o término do mandato.

"Aposentar-me, nunca, jamais. Mas eu não tenho nenhuma intenção de continuar na atividade política. Acho que já prestei… é um pouco pretensioso dizer que prestou serviço, né? Mas, já cumpri o meu papel", afirmou o presidente.

Lei

Prefeituras devem se organizar para cumprir resolução do TCE-RN

A partir de julho, o pagamento das obrigações relativas a fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, no âmbito dos municípios do Rio Grande do Norte, terá de ser feito observando a ordem cronológica e não mais a forma aleatória como tradicionalmente vem sendo feito ao longo de décadas.

A determinação é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e foi editada com base em dispositivos da Constituição Federal; da Lei 8.666/93, que regulamenta as licitações; e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o TCE, a sistemática combate a violação aos princípios da impessoalidade e da moralidade no serviço público, uma vez que retira do gestor a possibilidade de escolher quem será beneficiado com os pagamentos e de estabelecer privilégios entre os credores.

“A ordem cronológica dará mais segurança ao contratado e mais credibilidade ao contratante”, diz o advogado Fernando Jales, do Escritório Jales Costa, Gomes & Gaspar, especializado em advocacia administrativa.

Ele considera a medida importante instrumento na área da transparência. “É uma mudança de paradigma, que veio para moralizar a administração pública. É preciso que os gestores, especialmente os prefeitos, se preparem para não ter problemas com os órgãos de fiscalização.”

A Resolução TCE-032/2016 determina que cada unidade gestora deverá manter listas consolidadas de credores “classificadas por fonte diferenciada de recursos e organizada pela ordem cronológica de antiguidade dos referidos créditos, estabelecida mediante apresentação de solicitação de cobrança.”

Além disso, fixa uma série de medidas que devem ser providenciadas, entre elas, uma que obriga o gestor a disponibilizar, em tempo real, no Portal da Transparência, informações pormenorizadas acerca da execução orçamentária e financeira da despesa.

“A lei não só determina o que deve ser feito, como define que o não cumprimento é crime. Por isso, é importante que os gestores de órgãos fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado – e não só os prefeitos – comecem a se preocupar com essa nova sistemática de pagamento”, diz Fernando Jales, lembrando que a mesma resolução terá de ser cumprida também pelas Câmaras Municipais. “O tempo está passando e não vejo muita mobilização nesse sentido”, alerta.

A pena para quem desrespeitar a ordem cronológica é de dois a quatro anos de detenção e multa.

Fonte: Blog do BG

João Câmara-RN

Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude apresenta a programação do São João 2017

A secretaria de Cultura, Turismo e Juventude realiza na noite de hoje(05) o evento de lançamento da programação das festividades juninas 2017, 0 evento acontecerá na Biblioteca Municipal Professor Evaristo de Souza, situada na   praça Monsenhor Freitas a partir das 19h30.

Segurança

Prefeito convoca imprensa e anuncia medidas e força tarefa para combater violência no município

O prefeito Maurício Caetano (DEM) começou o dia elaborando medidas que serão adotadas pelo governo municipal para combater a violência no município. Logo pela manhã reuniu seu secretariado e alguns vereadores em seu gabinete para discutir as medidas que serão tomadas de imediato e a médio e longo prazo, por entender que o município não pode cruzar os braços diante da situação caótica com relação a insegurança que os munícipes enfrentam.

Pouco antes do meio dia, a assessoria de comunicação convocou a imprensa para uma entrevista coletiva reunindo blogueiros e emissoras de rádio local. O prefeito começou a entrevista falando de sua preocupação com a onda de violência que mancha a imagem do município. Disse que sua preocupação não vem de agora, mas desde o primeiro dia que assumiu a prefeitura.

Durante a entrevista anunciou uma série de medidas a serem adotadas de imediato como a criação de uma Força Tarefa com apoio de todas as secretarias. Dentre as medidas anunciadas estão:

-A regulamentação do horário de funcionamento dos bares, quiosques e casas de show na cidade. O horário permitido durante a semana será até a meia noite e nos finais de semana e feriados até 2h da manhã;

-Todas as ruas serão iluminadas e não ficará nenhum poste com lâmpada apagada;

-Não será permitido sucatas em ruas para não servir de esconderijo, o mesmo vale para terrenos baldios ou matagal;

-O Conselho Tutelar será acionado para fazer um trabalho de fiscalização de menores em locais e horários impróprios sem acompanhamento dos pais;

-A polícia realizará a Ronda Cidadã junto às escolas;

-A prefeitura irá instalar o serviço de vídeomonitoramento dos principais centros e ruas da cidade;

-Todos os mototaxistas serão cadastrados para a prefeitura saber quem estão habilitados para prestar o serviço de forma segura;

-Os vendedores que comercializam ao redor na praça baixa verde não poderão mais deixar seus carrinho e banca para não servir de esconderijo;

-A prefeitura irá fazer um processo seletivo rigoroso para contratação de guardas com o objetivo de ampliar a Guarda Municipal;

-Será criado um Conselho de Segurança Pública e a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

-As secretarias competentes irão desenvolver programas juntos as crianças e jovens para ocupar o tempo ocioso.

O prefeito anunciou também que já firmou parcerias com as policiais Civil e Militar garantindo a alimentação e o que for possível para ajudar no trabalho ostensivo.

Foi anunciado também que a Câmara Municipal fará a doação de um veículo para que este seja usado pela Força Tarefa.

Fonte: Blog do Jadson

Eleições 2018

Conheça os 5 pré-candidatos ao governo para 2018

Faltando mais de um ano para as convenções que definirão as candidaturas de potiguares ao Governo do Estado, o Rio Grande do Norte tem hoje quatro possíveis nomes para a disputa.

O primeiro é o governador Robinson Faria (PSD), candidato natural à reeleição.

O segundo é o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), nome dos Alves para a disputa.

Como terceira via, a senadora Fátima Bezerra (PT) é nome certo para o pleito.

Correndo por fora, o desembargador Cláudio Santos articula o lançamento de uma alternativa não alinhada à política tradicional.

Por último, mas não menos importante. Tem o professor Robério Paulino (PSOL), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2014.

Segurança

Secretária de Segurança do Estado recebe classe política de João Câmara e anuncia medidas para conter violência na cidade

A Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas recebeu na tarde desta quarta-feira, 03, uma comitiva de autoridades de João Câmara, composta pelo prefeito Maurício Caetano, vice-prefeito Holderlin Silva,  todos os onze vereadores, o delegado de polícia Civil Dr. Nivaldo e comandante da 2ª CIPM. Participou também da audiência o deputado federal Gustavo Fernandes.

A comitiva fez ver a secretaria a necessidade urgentes de medidas urgentes para conter a onda de violência que se instalou no município este ano com um número absurdo de crimes, 18 em apenas quatro meses do ano. Depois de muita discussão de ambas as partes, a Secretária  anunciou que já a partir da noite de ontem o Batalhão de Choque (BP Choque) atuaria no patrulhamento ostensivo, junto com o Grupo Tático Operacional (GTO) da região. Além disso, as delegacias de outras regionais também estarão dando apoio para a polícia civil da cidade.

“Temos acompanhado de perto a situação de João Câmara e não iremos medir esforços para devolver a sensação de segurança para a população”, destacou a secretária da Segurança do RN, Sheila Freitas.

Durante o encontro, também ficou acordado que já nos próximos dias a Sesed enviará para João Câmara profissionais do setor de inteligência para orientar os representantes da cidade na instalação de um sistema de videomonitoramento, que auxiliará nas investigações e na inibição de ações criminosas.

Fonte: Blog do Montoril

Protesto

Nas ruas, população de João Câmara clama por PAZ durante caminhada

Enquanto a classe política do município se reunia com a Secretária de Segurança do Estado em Natal, na cidade de João Câmara, moradores ocupavam as ruas da cidade em uma caminhada clamando por paz.  Professores, alunos, pais, trabalhadores, moradores em geral participaram da grande mobilização que teve início com uma concentração na praça Baixa Verde e terminou na BR 406.

Durante o evento, a população pode demonstrar sua indignação com a situação de insegurança e o clima de violência que se instalou na cidade nos últimos meses com uma onda de crimes, assaltos e roubos, vitimando pais de famílias e amedrontando toda a população que nos últimos dias tem mudado a rotina diária se trancando dentro de casa com medo da violência.

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, todos foram unanimes em pedir aos autoridades ações imediatas para se conter essa onda de violência e que a cidade volte a ter paz.

Texto: Blog do Jadson

Mês Mariano em João Câmara

Durante o mês de Maio a Igreja Católica de João Câmara realizará ações em homenagem a Maria. A Pascom (Pastoral da Comunicação) apresentará 31 títulos de Nossa Senhora e testemunhos de fiéis chamadas por Maria.

As programações diárias serão divulgadas pelas redes sociais e mídia local.

João Câmara

Pronto Socorro e Sala de Parto estão sendo reformadas no Hospital Regional

Começaram na semana passada os serviços de reforma do Pronto Socorro e sala de parto do Hospital Josefa Alves Godeiro, em João Câmara. Com o inicio dos trabalhos o atendimento do pronto socorro foi transferido para a parte da frente do Hospital.

A reforma da sala de parto objetiva adaptá-la para fazer parte da Rede Cegonha. Os recursos são do RN Sustentável.  Além da restauração na parte física, haverá também a aquisição de novos equipamentos para que a unidade hospitalar possa prestar um melhor serviço a população de João Câmara e municípios da região.

João Câmara

Prefeito Mauricio Caetano realiza entrega de Fardamento para os Garis no dia do Trabalhador

O prefeito Mauricio Caetano(DEM) vem dando um banho de administração na cidade de João Câmara, na manhã de hoje em pleno dia 1 de Maio dia do Trabalhador realizou a entrega de fardamento para todos os garis que prestam serviços a prefeitura de João Câmara.

Um momento épico e histórico na política de João Câmara, realmente será muito difícil fazer oposição ao governo Mauricio e Holderlin.

Fonte: Blog do Jadson

Protesto

População realizará caminhada pela paz na nesta quarta, dia 03

A concentração se dará a partir das 14:30h na Praça Baixa Verde. A mobilização está sendo feita pelas redes sociais e imprensa local. A Caminhada objetiva chamar a atenção das autoridades para a gravidade do problema que exige uma ação dos governantes para dar um basta a essa situação.

Insegurança

João Câmara registra 18 homicídios esse ano

Segundo informações levantadas pela Inter TV, a cidade de João Câmara registrou essa semana o seu 18º homicídio.

A insegurança virou um assunto rotineiro na cidade, onde a população se pergunta: quem será a próxima vitima.

Insegurança

Mulher é baleada e homem é morto em atentado em João Câmara

Um jovem de 19 anos e uma mulher foram baleados no início da noite dessa terça-feira (2) no município de João Câmara, distante 75 quilômetros de Natal. O homem morreu na hora e a mulher foi socorrida em estado grave para o hospital regional da cidade.

Segundo a Polícia, as vítimas sofreram diversos disparos, e as hipóteses de homicídio e latrocínio – roubo seguido de morte, não estão descartadas.

Poço Branco

Numa sessão com discursos acalorados vereadores aprovam emenda a Lei orgânica que acaba com número exagerados de recessos em Poço Branco

Em uma sessão com discursos acalorados e desabafos com relação a repercussão negativa da Câmara na imprensa nacional e nas redes sociais, os vereadores da cidade de Poço Branco aprovaram por unanimidade emenda a Lei Orgânica de autoria do vereador  Rodrigo Lucas que acaba com o número exagerado de recessos na Casa Legislativa.

Os vereadores não gostaram de terem sido taxados de vagabundos em uma emissora de rádio e não gostaram nem um pouco da forma como o assunto ganhou repercussão na mídia.  Reconhecendo que não tinham como votar contra a emenda, os vereadores da situação recuaram e decidiram votar favorável a emenda em primeiro turno. Uma nova votação acontecerá no dia 16 de maio.

Centenas de populares acompanharam o comportamento de cada vereador nas galerias e fora da Câmara Municipal na noite desta terça-feira(2). Com a  aprovação da emenda os recesso na Câmara acontecerão no início e meio do ano como ocorre nas demais casas legislativas.

Fonte: Blog de Assis

Luto

Lágrimas, dor e comoção no último adeus ao cantor Higor Raniere

A cidade de João Câmara, literalmente parou na manhã desta quarta-feira, 03 de maio, para o último adeus ao jovem músico, cantor Higor Raniere, que teve sua carreira interrompida prematuramente, vítima da violência desenfreada que vem fazendo vítimas na cidade.

Centenas de pessoas, amigas, fãs, participaram do cortejo fúnebre tomadas pela emoção e a saudade do jovem talento que proporcionou com sua voz muitas emoções através da música a milhares de pessoas na sua curta trajetória.

No cemitério público de João Câmara seus amigos músicos, familiares e amigos prestaram a última homenagem cantando músicas que marcaram sua rápida trajetória.

Fonte: Blog de Assis

Inquérito

Governador do RN é investigado sobre possível nomeação de servidores fantasmas

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), está sendo investigado sob a suspeita de nomear supostos 'servidores fantasmas' quando presidente da Assembleia Legislativa do estado, segundo inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. Testemunhas foram intimadas e devem prestar esclarecimentos já nesta quarta-feira (3) na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Fonte: G1 RN

Insegurança

Homem é baleado em frente a banco em Natal

m homem foi baleado na frente da agência do Banco do Brasil do Alecrim, na Zona Leste de Natal na manhã desta quarta-feira (3). Pessoas vão ao chão e estilhaços de vidro espalhados no local. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi atingido nas pernas e foi socorrido.

Ainda segundo a PM, a vítima estava de moto parado na frente da agência quando foi abordado por outros dois homens em uma moto. Houve uma confusão e os suspeitos atiraram pelo menos quatro vezes contra a vítima, que ainda não foi identificada. O homem foi socorrido para o Pronto Socorro Clovis Sarinho.

Rio de Janeiro

Ministro da Justiça anuncia reforço da Força Nacional e da PRF no Rio de Janeiro

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, anunciou nesta quarta-feira (3) envio de homens da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal para atuar na crise de segurança pública no Rio de Janeiro.

A decisão, segundo ele, foi tomada em reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. De acordo com o ministro, o presidente ligou durante a conversa para o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que solicitou o reforço de homens.

"Já dispomos de 125 integrantes [da Força Nacional no Rio] e iremos reforçar essa participação através de mais 100 neste primeiro momento. E também há um pleito relativo à Polícia Rodoviária Federal", afirmou Serraglio em pronunciamento no Palácio do Planalto.

Fonte: G1

Greve geral

Sindicalistas protestam e bloqueiam trânsito sentido ponte de Igapó- Zona Sul de Natal

Sindicalistas protestam na manhã desta sexta-feira(28), na Avenida Tomaz Landim, em direção a ponte de Igapó, sentido Zona Sul de Natal. Em decorrência, trânsito no trecho se encontra bloqueado.

Greve geral

Petroleiros interditam BR-304 contra reformas trabalhista e da Previdência

A Greve Geral, que acontece em todos o Brasil nesta sexta-feira, 28 de abril, teve início às 4h30 em Mossoró com um “trancaço” na base administrativa da Petrobrás, às margens da BR-304. Os três principais portões de acesso a base foram bloqueados por sindicalistas e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os manifestantes bloquearam a BR-304 nos dois sentidos. Cerca de 300 petroleiros, trabalhadores terceirizados e membros dos movimentos sociais estão na frente da base. Às 9h os manifestantes seguem para um ato unificado em frente à Igreja São João, no bairro 12 Anos.

Fonte: O Mossoroense

Primeira Página Anterior Próximo Última Página