Papa

Argentino Jorge Mario Bergoglio é escolhido primeiro papa latino-americano da história

Argentino Jorge Mario Bergoglio saúda fiéis no Vaticano

Primeiro jesuíta a ser papa, cardeal de 76 anos disse que o encontraram no fim do mundo, O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco I.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

O novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). Na breve aparição, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.

O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Fonte R9NOTICIA

Natureza

Governo brasileiro proíbe pesca de espécie de tubarão ameaçada

Os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura proíbem a pesca, o armazenamento, o transporte e a venda do tubarão galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus) em todo o território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).

O animal está na lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção elaborada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Fonte R9 NOTICIA

Papa

Igreja Católica já tem um novo papa; fiéis aguardam pelo nome

 

Escolha foi feita no segundo dia de conclave; multidão festeja na Praça de São Pedro (Vaticano) eleição do sucessor de Bento 16. Aguardem a qualquer momento será divulgado seu nome.

Fonte R9 NOTICIA

Vaticano

Fumaça preta indica que não há novo papa; cardeais votam de novo à tarde

Expectativa é que as próximas votações do conclave realizado no Vaticano ocorram por volta das 16h (12h em Brasília) e das 19h (15h em Brasília).

 

Caso Mércia

Segundo dia de júri de Mizael é marcado com ataques é ofensas

O segundo dia do júri do advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, acusado de matar a namorada Mércia Nakashima em maio de 2010, foi marcado por ofensas pessoais e provocações entre acusação, defesa e o delegado Antonio de Olim. O policial foi questionado por 5 horas e 20 minutos no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O promotor Rodrigo Merli Antunes chegou a dizer que o advogado Ivon Ribeiro era "amigo do diabo" por contar "mentiras".
Os advogados do réu exploraram questões pontuais para suscitar dúvida entre os jurados. O advogado Samir Haddad Junior usou reportagens da época das investigações para colocar em xeque o trabalho de Olim à frente do caso. Haddad disse que o policial não deu importância a pessoas que surgiram com outras versões para o crime.
O advogado Wagner Aparecido Garcia questionou Olim, perguntando sobre detalhes da investigação, como, por exemplo, se o vigia Evandro Bezerra (apontado como cúmplice) notou se Mizael estava molhado quando deixou a represa onde o corpo de Mércia foi deixado.
Olim então foi interrogado pelo advogado Ivon Ribeiro. "O senhor sabe coisas que nem ele (Mizael) sabe", afirmou o defensor. "O senhor não vai sair fácil daqui comigo, não", disse, em outro momento. "Esse documento que o senhor trouxe aqui não presta", falou Ribeiro, sobre a lista de ligações do réu e de onde elas teriam sido feitas. O juiz Leandro Bittencourt Cano interveio: "Não presta para a defesa, talvez para a acusação, sim. Se houver necessidade, vou adotar o sistema presidencialista (as perguntas só seriam feitas por intermédio do magistrado)."
Depois de mais questionamentos provocativos sobre a atuação de Olim à frente do caso, especialmente em relação à data de um interrogatório de Silva, o promotor
Rodrigo Merli Antunes se exaltou. "O senhor não conhece o processo e está induzindo todos a erro. O senhor é desleal. O senhor é mentiroso. O diabo é o pai da mentira. O senhor é amigo do diabo." "Mentiroso é o senhor", respondeu o advogado. A partir daí, todas as perguntas para Olim foram, obrigatoriamente, feitas primeiro ao juiz.
Assim que deixou o júri, o delegado afirmou que estava tranquilo. "Falei só a verdade. Quem tem que contar história e mentira são eles", disse. Olim disse que não se surpreendeu com a forma como foi tratado no júri.
Testemunhas
Também foi chamado como testemunha de acusação o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Arles Gonçalves Júnior. Ele acompanhou os interrogatórios de Evandro e afirmou que não viu nenhum ato de tortura contra Bezerra, que apontou Mizael como responsável pelo crime. "Obviamente, o trato policial não é o mesmo que o do advogado, do promotor ou do juiz, mas não vi nenhum abuso."
Em seguida, foi ouvida a primeira testemunha da defesa, a corretora de imóveis Rita Maria de Souza, amiga de Mizael, que falou pouco sobre a relação do réu com Mércia. Ela disse que ele era um bom advogado. A segunda testemunha de defesa foi o policial civil Alexandre Simone, especialista em rastreamento telefônico. Ele optou por não ter a imagem divulgada na transmissão ao vivo do júri pela televisão e internet.
Mizael acompanhou todos os testemunhos. A defesa prevê que ele seja ouvido nesta quarta-feira.

Fonte R9 NOTICIA

Audiência

EXCLUSIVO!!! Audiência do Prefeito Vavá foi adiada para dia 27 próximo

A audiência do Prefeito Vavá que deveria ter ocorrido hoje (13), no Fórum do Tribunal regional Federal na cidade do Recife/PE, acabou por ter sido adiada para o dia 27 próximo ás 16:00h segundo os correspondentes do Portal R9 notícia o diretor e redator Bruno Monteiro e o reporte, noticiarista e também Vereador líder do Prefeito na Câmara Amistrong Bezerra, dão conta de que  o motivo do adiamento da audiência teria  sido por razões técnicas.

O Prefeito Vavá compareceu a audiência companhia do seu advogado o Dr. Alexandre Sobrinho que é um dos mais bem conceituados de todo o norte nordeste, além dos seus assessores Carlos Miranda, Bruno balinha e o Vereador Maurício Caetano que estiveram a todo momento ao lado Prefeito Vavá. Ainda de acordo com os nossos correspondentes o Prefeito Vavá está tranquilo e recebeu do seu advogado todas as orientações precisas e a garantia de que se preciso for irá até a ultima estância para defende-lo e irá comprovar perante a justiça a honestidade e a lisura com que o Prefeito Vavá lida com a coisa pública.

Não tínhamos fechado esta matéria quando recebemos muitas mensagens e e-mails de amigos e que diziam está orando e  torcendo pela sua vitória.

 

Fonte R9 NOTÍCIA

conclave

Primeira votação termina com fumaça preta; conclave continua quarta (13)

A primeira votação do conclave que vai escolher o novo papa terminou sem uma definição, nesta terça feira.

A fumaça preta pode ser vista na chaminé da Capela Sistina às 19h40 (15h40 de Brasília), indicando que o papa ainda não foi escolhido. Essa votação costuma servir como uma espécie de peneira para selecionar os candidatos que vão polarizar a disputa.

Drogas

RN/Cria Comitê de enfrentamento às drogas

 

 

Decreto foi assinado na presença do ministro da Justiça neste sábado (9).
Medida será publicada nesta terça (12); objetivo é a prevenção do vício.

O Governo estadual do RN criou o comitê estadual de gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras drogas, cujo decreto foi assinado neste sábado (9) - durante a visita do ministro da Justiça Eduardo Cardozo - e será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12).
O comitê faz parte da articulação nacional de combate às drogas, bem como a adesão do Rio Grande do Norte ao programa do Governo Federal ‘Crack, é possível vencer’.Entre as competências do grupo estão a estruturação, articulação e ampliação das ações voltados à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de drogas, além do apoio ao fortalecimento das redes de atenção à saúde e assistência social para dependentes químicos.
O comitê será composto por representantes do Gabinete Civil do Governador; da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap); da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed); da Secretaria de Estado da Educação (Seec); da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel); da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Os membros serão designados pelos titulares de cada órgão, no prazo de dez dias, contados a partir da publicação do decreto.
De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios de 2010, o Brasil apresenta cerca de 12,3 milhões de usuários de drogas. A pesquisa também apontou que o crack está presente em 90% dos municípios brasileiros.

 

Fonte. R9 NOTICIAS

OAB

OAB/RN promove palestra com o tema SAMU - interface dos serviços público/privado

Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Direito à Saúde, reiniciará neste mês ciclo de palestras para discutir assuntos pertinentes ao direito à saúde, promovendo a conscientização da população. A primeira palestra será "SAMU – interface dos serviços público/privado: responsabilidades no atendimento das ocorrências", a ser ministrado pelo coordenador estadual do SAMU, Luiz Roberto Fonseca, no dia 20 de março, às 19h, no auditório da OAB/RN.

O evento é voltado para profissionais da área jurídica, da saúde e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo e-mail comissoes@oab-rn.org.br, enviando nome e telefone.

Fonte R9 NOTICIAS

presídios

Governadora Rosalba anuncia construção de mais presídios no RN

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou construção de cinco novos presídios no Rio Grande do Norte, nas cidades de Mossoró, Ceará-Mirim, Parelhas, Macau e Lajes.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva hoje à tarde (11), para prestar contas de audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sábado (9).

Os presídios serão construídos em parceria o Governo Federal e já têm R$ 8 garantidos. Cada presídio terá entre 220 e 400 vagas.

O novo presídio anunciado pelo Governo do Estado se juntará ao Presídio Federal de Mossoró, à Cadeia Pública Manoel Onofre e a Penitenciária Mário Negócio.

Fonte R9 NOTICIA

 

Romário

Romário contesta CBF sobre contrato com Nike

 

 

Já um tradicional adversário da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF), o deputado federal Romário (PSB-RJ) compareceu ao plenário da Câmara para novamente questionar a entidade. Nesta segunda-feira (11), o ex-jogador contestou a relação que a CBF possui com a Nike, fornecedora de material esportivo para a Seleção Brasileira.

O ex-centroavante citou a existência de noticias que falam sobre a insatisfação por parte do presidente José Maria Marin do atual contrato entre os parceiros. O caso foi relatado em reportagem do jornal O Globo no último sábado. Romário lembrou os altos valores que envolvem o acerto e pediu que a CBF venha a público com os detalhes do contrato.

Fonte R9 NOTICIA

PROJETO

Vereador Maurício Caetano propõe Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal

O vereador Maurício Caetano propõe um projeto de Lei 003/13 que estabelece a Lei da ficha limpa municipal e as nomeações para cargos de comissão no âmbito dos órgãos do poder executivo legislativo municipal.

 

PROJETO

VEREADOR AMISTRONG BEZERRA PROPÕE PROJETO QUE DENOMINA RUA PEDRO MOURA DE MORADA NOVA AO SÍTIO CAJUEIRO

Será apreciado a matéria referente ao projeto de Lei 002/13 que da o nome do acesso que liga a comunidade de Morada Nova ao Sitio Cajueiro denominada Rua Pedro Moura. O projeto é de autoria do vereador Amistrong Bezerra e conta nesta sessão com a presença da Sr. Severina dos Santos Moura conhecida na comunidade como "Dona Silvinha" bem como filhos e netos do homenageado.

MST

REPRESENTANTE DO MOVIMENTO DO MST FALA NA TRIBUNA POPULAR

A representante do MST a Sra. Elisangela, fala na tribuna popular e solicita apoio dos Vereadores de João Câmara para viabilização da adutora Monsenhor Lucena que vai beneficiar mais de 10 comunidades.

 

SESSÃO

INICIOU NESTE MOMENTO A SESSÃO ORDINÁRIA DA CÃMARA MUNICPAL E ESTÁ SENDO TRASMITIDO PELA RÁDIO 89FM E R9 NOTÍCIA

INICIOU NESTE MOMENTO A SESSÃO ORDINÁRIA E ESTÁ SENDO TRASMITIDO PELA RÁDIO 89FM E R9 NOTÍCIA

Jugamento

R9 NOTICIA envia correspondente para acompanhar a audiência do Prefeito Vavá nesta Quarta Feira dia 13 de Março em Recife/PE.

O mais novo Portal de Noticia de João Câmara R9 NOTICIA, que entrou no ar nesta Segunda Feira (11), já traz muitas novidades, mais só entrará em definitivo somente na Quarta Feira (13) com a cobertura da audiência direto do Fórum do Tribunal Regional Federal na cidade do Recife/PE.O Portal estará enviando correspondentes como Bruno Monteiro e o noticiarista, Vereador eapresentador do Jornal 89 Amistrong Bezerra, que juntos irão transmitir em tempo real enviando todas as informações de tudo o que possa está acontecendo naquele Fórum.

Agradecemos a DEUS e desejamos sorte a todos os que fazem parte desse projeto inovador.

Fonte R9 NOTICIA

MMA no Futebol

Na A3 do Paulista, zagueiro se revolta e 'nocauteia' árbitro

Irritado com os quatro minutos de acréscimos, Johnny parte para cima e

agride Maurício Fioretti. Juiz registra BO contra beque e relata na súmula

A grave lesão do volante Ferrugem, da Ponte Preta, após carrinho por trás do atacante Danielzinho, do São Caetano, não foi o único incidente violento no futebol paulista neste fim de semana. Pela 11ª rodada da Série A3, um jogador do Independente de Limeira irritou-se com o tempo de acréscimo na derrota por 1 a 0 para o Marília, no último sábado, e agrediu o árbitro Maurício AntonioFioretti com uma voadora no braço esquerdo.

O lance aconteceu ao fim da partida. O zagueiro Johnny, que já havia recebido o cartão amarelo por reclamação no primeiro tempo, partiu para cima do árbitro e desferiu um chute com a sola do pé direito na altura do ombro de Fioretti. A agressão atingiu também o braço e provocou um profundo corte. O defensor foi expulso no ato e teve que ser retirado do gramado pelos policiais.

O ato de violência do jogador do Independente foi relatado na súmula pelo árbitro, que ainda compareceu a um distrito policial de Marília para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) contra o zagueiro. Confira o relata de Fioretti na súmula entregue à Federação Paulista de Futebol (FPF).

"Após o término da partida, o atleta de nº 4, sr Johnny dos Santos, veio em minha direção e disse as seguintes palavras: 'Só quatro minutos, tá de sacanagem seu filho da p.... Ato contínuo, desferiu um chute, atingindo com a sola do seu pé o meu braço esquerdo (ombro e braço), danificando o receptor de minha bandeira eletrônica, provocando um ferimento".

Ainda segundo a súmula da partida, o técnico do Independente, Álvaro Gaia, foi até o vestiário do árbitro para se desculpar pela atitude do zagueiro Johnny. Enquanto isso, ainda revoltado pela derrota e pelos quatro minutos de acréscimo, o jogador deixou o Estádio Bento de Abreu sem conceder entrevista.

Fonte: R9 NOTICIA

Antecipação das Eleições

PSDB e PT vão utilizar inserções na TV para turbinar campanha

Com a antecipação das eleições de 2014, PSDB e PT vão usar as inserções partidárias regionais para divulgar as imagens de suas “estrelas”. De um lado, o senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) vai praticamente “reinar” sozinho em todas as 40 inserções da legenda, incluindo as oito nacionais. Do outro, o ministro e pré-candidato ao Palácio Tiradentes Fernando Pimentel (PT) vai protagonizar os programas petistas.

Além de ser protagonista das inserções, Aécio Neves tomou as rédeas da produção dos programas. Comandado por seu marqueteiro Bernardo Vasconcellos, um grupo de especialistas já começou a fazer pesquisas de opinião para montar estratégia pré-eleitoral para o tucano. O trabalho de campo vai ajudar a montar os roteiros das inserções e do programa do PSDB que tem como objetivo criticar o governo federal.

Crítica

O presidente estadual da sigla, deputado federal Marcus Pestana, confirma que a tônica das gravações será a crítica à economia nacional. “O papel da oposição é mostrar os gargalos do governo e propor alternativas, então não tem segredo. Vamos dar prioridade nisso nas inserções de 30 segundos, pois são as que dão mais audiência”, declarou.

Questionado sobre o uso das inserções para divulgar o pré-candidato, Pestana culpou a presidente Dilma Rousseff (PT) por “antecipar a campanha”.

Do lado do PT, o ministro Fernando Pimentel deve protagonizar apenas as inserções regionais. Ao lado dos deputados estaduais e federais, o petista vai falar sobre os 10 anos do PT na Presidência, seguindo a orientação dos programas nacionais que terão Dilma e Lula como estrelas.

“Em Minas, Pimentel vai falar sobre o governo democrático popular do PT, reforçando a reeleição da Dilma e sua imagem em Minas”, explicou um petista.

Fonte R9 NOTICIA

Ecologia

A Arara Azul Grande, Ave Brasileira

Nome popular: Arara Azul Grande

Nome Científico: Anodorhynchushyacinthinus

Distribuição geográfica: Norte e Nordeste do Brasil.

Vive nas matas do interior do Brasil: Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Hoje é raro encontrá-la em liberdade. Mas, no interior da Bahia, ainda podemos encontrar alguns espécimes em liberdade.

Habitat natural: Florestas tropicais.

Hábitos alimentares: É omnívora. Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas.

Tamanho: Até 1,10 metro. É a maior ave da família dos psitacídeos.

Peso: Cerca de 500 g

Período de gestação: O período de incubação dura 30 dias.

Número de crias: Costumam nascer 2 crias de cada vez. São alimentadas pelos adultos, que regurgitam a comida. Elas chegam à idade adulta aos 6 meses.

Tempo médio de vida: 30 anos.

Estado de conservação da espécie: Esta espécie está em extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat natural e à expansão humana para os territórios que antes eram “propriedade” das araras e que agora se “humanizaram”.

 

Fonte R9 NOTICIA

Eleição

Todos os olhares se voltarão ao vaticano nesta terça-feira para o conclave

Cresce o nome do brasileiro dom Odilo Scherer parapapa.

Os cardeais Angelo Scola, de Milão, e Odilo Scherer, de São Paulo, são os dois principais nomes citados como favoritos no conclave para eleger o próximo papa, que começa na terça-feira.

Vários cardeais se inscreveram para falar na reunião a portas fechadas desta manhã, uma indicação de que os prelados ainda têm muito o que discutir antes de se isolarem, na tarde de terça-feira, no interior da Capela Sistina para a primeira rodada de votação.

O cardeal Thomas Collins, de Toronto, Canadá, reconheceu a importância da tarefa que tem em mãos, dizendo aos jornalistas, ao chegar para as discussões desta segunda-feira que "sim, amanhã é um dia muito importante na história da igreja".

Não há um favorito claro para o posto que a maioria dos cardeais diz não querer, mas uma série de nomes circula como principais candidatos para liderar a igreja, que conta com 1,2 bilhão de fiéis, num período crítico de sua história.

O cardeal Angelo Scola tem boas credenciais gerenciais. Ele dirige a arquidiocese de Milão, a maior e mais importante da Itália e, antes disso, foi responsável pela diocese de Veneza. As duas arquidioceses já foram origem de vários papas no passado.

Ele é afável e italiano, mas não faz parte da burocracia ítalo-cêntrica do Vaticano. Isso o torna atraente, talvez, para os que buscam reformas no centro da igreja católica, que teve sua corrupção e disputas internas expostas com o vazamento de documentos no ano passado.

O cardeal brasileiro Odilo Scherer parece ser o favorito da cúria. Scherer tem forte participação nas finanças do Vaticano, já que faz parte da comissão administrativa do banco do Vaticano, assim como do principal comitê orçamentário da Santa Sé.

O campo pastoral parece se concentrar em dois norte-americanos: o cardeal Timothy Dolan, de Nova York, e Sean O''Malley, de Boston. Nenhum deles tem experiência no Vaticano, embora Dolan tenha sido, na década de 1990, reitor do Pontifício Colégio Norte-americano, um seminário para cidadãos dos Estados Unidos em Roma.

Ele admite que o italiano não é seu forte, provavelmente uma desvantagem para um posto no qual a língua do dia a dia é a italiana.

Se os principais nomes não conseguirem os 77 votos exigidos para uma vitória nas primeira rodadas, qualquer nome pode surgir como alternativa.

Fonte: R9 NOTICIA

Primeira Página Anterior