ENQUETE

Qual o vereador mais atuante em 2017 na Câmara de João Câmara/RN ?

Aize Bezerra

Amistrong Bezerra

Cleonice Bezerra

Daniel Enfermeiro

Fernando Guilherme

Flavio Sami

Gilberto Honorato

Irani Antunes

Luiz de Berré

Pastor Frank

Professora Kelly


Feira de negócios

Solenidade de lançamento da Feira de Negócios do Mato grande e Litoral terá á presença do Secretário Rogério Marinho terça (28)

Ocorrerá nesta Terça feira (28), ás 19:00h na Casa da Cultura em João Câmara á solenidade de lançamento de mais uma edição da Feira de negócios do Mato Grande e Litoral. O evento contará com as presenças de autoridades como o Prefeito Ariosvaldo Targino de Araújo (Vavá), Secretários municipais, assessores, vereadores, convidados e também do Secretário de estado Rogério Marinho da SEDEC – (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN), acompanhando Rogério também virá toda á sua equipe. O mesmo na ocasião do evento representará a também á Governadora Rosalba Ciarline. Á CDL (Câmara de dirigentes lojista) unidade João Câmara, em parceria com a Prefeitura Municipal (anfitriã do evento) e o Governo do Estado, convidam todos os prefeitos das cidades circunvizinhas, comerciantes e empresários, para participar da feira, pois este é um evento de grande magnitude e representa progresso e a certeza de bons negócios para á nossa região, como o próprio nome diz: “FEIRA DE NEGÓCIOS”. A coordenação local do evento comunica também que no lançamento da feira será dado início a venda dos stands.  Á Feira de Negócios vai ocorrer em João Câmara entre os dias 27 á 29 de Junho com programação a ser divulgada no lançamento. Venha participar não perca essa oportunidade adquira seu stand e divulgue sua loja seu comércio e sua marca afinal você sabe negociar. Mais informações na prefeitura municipal, CDL, com Nelson Câmara (Chefe da casa civil) e Nildinha Freitas (Coordenadora de Turismo e Meio ambiente).

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acessewww.r9noticia.com.br

 

 

 

Julgamento

Julgamento do Prefeito “Vavá”: 1ª audiência empatou em 2 a 2 e nova audiência é marcada para quarta (22)

Deu inicio na ultima quarta (15), no Fórum do Tribunal Regional Federal- 5ª Região em Recife-PE, o julgamento do Prefeito Ariosval do Targino de Araújo “Vavá”. Após de uma breve exposição do processo pelo relator o Desembargador Francisco Cavalcanti, Dr. José Alexandre Sobrinho fez a defesa do seu cliente. Relatando mais a fundo o processo o Juiz que presidia o julgamento só depois de toda a analise, começou a votação ás 16:15h,  com quatro desembargadores  que depois de declarados votos o resultado ficou em (2 a 2) pela condenação e também pela absolvição do prefeito. Até que um dos desembargadores  pediu vistas do processo, vindo o julgamento a ser interrompido o que deu por causa a continuação do julgamento que terá nova audiência na próxima quarta feira (22), também no horário da tarde e no mesmo Fórum. O prefeito Vavá foi a audiência juntamente com seus assessores Carlos Miranda (assunção), Bruno “Balinha”, o Secretário de esportes Benê Alves, os Vereadores da base aliada Maurício Caetano e Amistrong Bezerra, que na condição também de noticiarista acompanhou todo o desenrolar da audiência informando á nossa redação. Ainda de acordo com Amistrong Bezerra a que tudo indica poderemos ter uma novidade se caso houver um parecer técnico favorável por parte daquele juízo, determinados trechos da audiência poderá ser transmitido para á Rádio 89Fm Assunção afirma Amistrong que solicitou uma autorização estando tão somente no aguardo da  resposta para desta forma executar o que é peculiar da parte da Imprensa que é informar aos ouvintes e aos internautas á noticia com precisão e em cima da hora. Desta vez a audiência também terá a cobertura o Portal R9NOTICIA através de seus correspondentes. Parabenizamos o Vereador e noticiarista Amistrong Bezerra, pelo belíssimo trabalho de reportagem e queremos em nome de todos os VAVAZEIROS que torcem, rezam e oram pelo Prefeito Vavá para que DEUS o abençoe, ilumine-o, e que ele seja vitorioso neste processo, continuando á tão bem administrar esta cidade que tanto o ama e lhe que bem. Boa Sorte.

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

Festa

”FELIZ ANIVERSÁRIO” Adriana Costa

Rasga mais uma folhinha nesta Quarta (15), á secretária do gabinete civil do palácio Torreão Adriana Costa, neste dia tão especial, comemora ao lado dos familiares, amigos e colegas de trabalho á sua data natalícia. PARABENS Adriana Costa que DEUS abençoe, ilumine seus caminhos e que esta data possa se repeti por muitos se muitos anos e também que faça se cumprir em sua vida todos os bons e agradáveis desejos do seu CORAÇÃO. Felicidades e muita PAZ. São os votos de todos os que fazem o Portal R9 Noticia, Cosme Souza e Bruno Monteiro

Fonte: R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

 

Chuvas

Fortes chuvas caem em alguns municípios do RN, a mais 24h

Muita chuva tem caído em varias regiões do RN, desde ontem (13), de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), a previsão é de mais chuvas são aguardadas para o final de semana no litoral potiguar. Os pesquisadores afirmam que do próximo sábado (27) até a segunda-feira (29). Em Natal, tem chovido com muita frequência e houve alagamento em diversos pontos da cidade chegando inclusive á causar transtornos e preocupação por parte da Defesa Civil, com moradores de áreas de risco devem ficar em estado de alerta onde pode haver riscos de deslizamento de terras e desabamentos de casas principalmente em áreas periféricas da capital. As chuvas que caíram de ontem para hoje foi vista com muito otimismo e satisfação pelos agricultores do interior principalmente onde foi bastante afetado pela terrível estiagem. Segundo ainda á EMPARN, as previsões meteorológicas apontam que até julho de 2013 as chuvas podem acontecer com maior probabilidade nas madrugadas e manhãs. As chuvas caídas desde chegaram com bastante intensidade em cidades como Natal, Ceará Mirim e João Câmara das 7:00hs de 13/05/2013 ás 7:00hs de 14/05/2013. Veja outras informações da EMPARN.

 

BOLETIM PLUVIOMÉTRICO

 

A Emparn divulgou o boletim com o quadro das chuvas no Rio Grande do Norte. A cidade que mais choveu foi Parnamirim com 105 mm. Há registros de chuvas caídas no estado em mais de 27 municípios do Oeste e outras regiões.

Choveu nos seguintes municípios: Martins, 112, Francisco Dantas, 78, Cel. João Pessoa, 67, Alexandria, 65, Rafael Fernandes, 59, Pau dos Ferros, 58, Água Nova e Dr. Severiano, 55, Tenente Ananias, 48, Tabuleiro Grande, 45, Serra do Mel, 41, Itaú, 38, Lucrécia, 37, Pendências, 23, São Rafael, 21. A chuva de Mossoró foi de 19mm. Na região do Seridó a Emparn registrou chuvas em São José do Seridó, 21, Cruzeta, 20, Santana do Matos, 7. No Agreste: Passa e Fica, 39, Monte Alegre, 34, Várzea 16, Santo Antônio, 13. Na região Leste (Litoral), a maior chuva foi em Parnamirim, 105 milimetros.

Os trovões de Natal renderam 72,6, a mesma chuva de Extremoz. São Gonçalo do Amarante, 37, Baia Formosa, 28, Ceará Mirim, 38mm e João Câmara 37mm

 

 

Fonte R9 NOTICIA

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

Seleção

Sai á convocação dos 23 jogadores da Seleção para á Copa das Confederações Ronaldinho e Kaká estão de fora

Felipão, técnico da Seleção Brasileira, divulga a lista de convocados para a Copa das Confederações

 

Inicia qualquer momento á convocação dos 23 jogadores que iram representar o Brasil na seleção na Copa das Confederações. Inclusive estão fora Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Os 23 convocados para á Copa das Confederações são:

 

Meias e atacantes:

Jadson (São Paulo)
Oscar (Chelsea - Inglaterra)
Lucas (PSG - França)
Hulk (Zenit - Rússia)
Bernard (Atlético-MG)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)
Neymar (Santos)

Volantes:

Fernando (Grêmio)
Hernanes (Lazio - Itália)
Luiz Gustavo (Bayern - Alemanha)
Paulinho (Corinthians)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona - Espanha)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid - Espanha)
Filipe Luis (Atlético de Madri - Espanha)

Zagueiros:

Thiago Silva (PSG - França)
Réver (Atlético-MG)
David Luiz (Chelsea - Inglaterra)
Dante (Bayern - Alemanha)

Goleiros:
Julio Cesar (QPR - Inglaterra)
Jefferson (Botafogo)
Diego Cavalieri (Fluminense)

Julio Cesar
Convocação feita agora pouco. Mais informações a qualquer momento....

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

 

Embargo

Após sete dias de embargo, obras do aeroporto de São Gonçalo são enfim retomadas

As obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foram alvo de oito autos de infração e  estiveram embargadas, pelo Ministério do Trabalho, durante sete dias - da última terça-feira até ontem, dia 13. A paralisação das obras ocorreu devido a irregularidades na área de segurança do trabalho detectadas em três inspeções  realizadas, sendo a última no dia 7. A liberação das obras ocorreu na manhã de ontem, após nova auditoria de  fiscais do MTE que reconheceu as adequações adotadas pela Engeport, empresa formada pelo Consórcio Inframérica que é responsável pela construção do terminal aeroportuário. Pelo menos duas estruturas: o terminal de passageiros e o viaduto de acesso ao aeroporto estavam sem guarda-corpo, (equipamento de proteção feito em madeira e obrigatório para a fase de edificação em que não há ainda paredes). E as poucas existentes, explica o auditor fiscal do trabalho, Carlos Pereira da Silva Júnior, estavam em desacordo com a altura estabelecida (1,20 metro), mal fixada e feita em material de baixa qualidade. “Onde havia risco de trabalhadores caírem, porque não tem a proteção”, frisa Pereira.
Outra intervenção apontada no relatório de embargo era a instalação de plataforma de proteção (estrutura em madeira que circunda cada pavimento da edificação) para evitar a queda de materiais, além do isolamento da área abaixo para impedir a passagem de trabalhadores.
Os autos de infração não se restringem ao embargo. Falhas na área de convivência e na movimentação de cargas também ensejaram notificações e multas diárias. Os valores ainda não foram fixados, segundo Pereira. Cada multa pode variar de R$ 630 a R$ 6 mil, de acordo com a infração cometida e a quantidade de trabalhadores na obra. “Iremos autuar também cerca de dez a 15 empresas terceirizadas para que também cumpram as determinações”, explicou o auditor fiscal. O relatório da auditoria realizada pelo MTE será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Procuradoria Regional do Trabalho, um procedimento de acompanhamento das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante aguarda o resultado da fiscalização para adotar providências. Há a possibilidade de ser gerado um Termo de Ajustamento de Conduta. O Consórcio Inframérica, por meio da assessoria de comunicação, informou que  realizou as modificações solicitadas pelo Ministério Público do Trabalho nas obras do Aeroporto de São Gonçalo e que as obras seguem normalmente. A previsão do consórcio Inframérica é concluir as obras físicas do aeroporto em dezembro e colocá-lo em operação a partir de abril de 2014. O consórcio não informou se o embargo atrapalha o cronograma.

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

Curso Nacional

Conselho de Saúde de João Câmara se faz presente hoje (14), no curso de Controle Social do SUS em Natal

Os Conselheiros municipais de  Saúde de João Câmara participam no dia de hoje (14) no Hotel Paria Mar em , da 1ª Aula do em Natal, da aula presencial do “Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social do SUS”, representando o nosso município estão presente os seguintes Conselheiros: Manoel representando os usuários, Cosme Souza representando os profissionais de saúde e também vice-presidente do Conselho, Escejânia Nunes representando Governo e a secretária executiva Karol. Presentes também estão Conselheiras com reconhecimento á nível Nacional com: Marlene Nóbrega - Coordenadora Nacional de Plenárias e Jaqueline Sampaio SIDSAÚDE, a Conselheira de Saúde de Pau dos Ferros e o profissional motorista da SMS Cícero "Nino". Mais informações a qualquer momento.....

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

De volta a casa

Ferdinando Teixeira volta a 'respirar futebol' em nova função no ABC

Ex-treinador retorna ao clube onde conquistou cinco títulos estaduais e terá missão de dar suporte à comissão técnica e à diretoria do Mais Querido

Ferdinando Teixeira, 67 anos, assumiu nesta quinta-feira a missão de dirigir o departamento de futebol do ABC. Como treinador do clube, conquistou cinco títulos estaduais e dois acessos à Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, cinco anos depois, retorna em nova função e terá a missão de auxiliar a comissão técnica e a diretoria na montagem do elenco para a Segundona.

Ferdinando Teixeira é cumprimentado pelo presidente do ABC, Rubens Guilherme (Foto: Augusto Gomes). Afastado da carreira de técnico desde 2011, Ferdinando Teixeira vinha atuando como comentarista em uma rádio de Natal, mas   lembrou que sentia falta da convivência mais direta com o mundo do futebol.

- Sou muito irrequieto. Eu gosto de estar no 'olho do furacão'. Eu já estava agoniado porque não estava dentro do futebol. É desgastante, é estressante, mas como faz falta... - destacou o novo superintendente de futebol do Mais Querido.

Como todo bom boleiro, o "professor", como é carinhosamente chamado, garante dedicação integral ao clube, mesmo que isto acarrete em falta de tempo para a família.

- Vamos trabalhar feito maluco, sem hora de chegar em casa, porque eu sei que é assim no futebol. Por isso demorei a aceitar o convite da diretoria, pois a pessoa tem que se doar para render bem. E isto inclui me afastar um pouco da família, não ter tempo para os filhos, motivos que me levaram a encerrar a carreira de treinador. Mas minha mulher mesma falou: 'Vá! Eu sei que você só é feliz lá no fuzuê' - comentou.

Ferdinando lembrou que exerceu função idêntica no arquirrival América-RN, na década de 1990. Quase 20 anos depois, lembra que o futebol mudou, mas a missão do cargo não.

- Nosso trabalho é para dar sustentação a Paulo (Porto) e à diretoria, que é formada por empresários. São pessoas que precisam cuidar dos seus negócios, e o clube necessitava de um profissional para o departamento de futebol. Estou aqui para somar e vamos buscar o melhor para o ABC - conta.

 

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

 

 

Lotado

RN tem 22 presos vagando nos CDPs

Vinte e dois presos, sob a responsabilidade do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, vagueiam nas Delegacias de Polícia da capital há dois dias, sem previsão de quando ou onde serão recolhidos nas unidades prisionais do estado. Os acusados estão sob a tutela do estado provisoriamente, aguardando a conclusão de inquéritos criminais. 

Eles foram enviados a Natal, vindos de Mossoró, na madrugada de sexta (10) para sábado (11), após o juiz de Execuções Penais do município oestano informar que nenhum dos presos poderiam ser recolhidos em DPs, cadeias públicas ou presídios da cidade. O problema se agravou porque a situação da capital também é crítica e já existe uma portaria, assinada pelo juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, determinando que as unidades prisionais da cidade só podem receber presos da região da Grande Natal.

“A Polícia Civil junto com a Coape [Coordenadoria de Administração Penitenciária] decidam para onde vão levar esses presos. Aqui não. Não temos condições de recebê-los”, disse o magistrado ao TN Online, na manhã de hoje (12). Ele completou: “determinei a Sejuc [Secretaria de Justiça e Cidadania] e à Coape que não recebam. Eles não são presos daqui”. A portaria de Baltazar tem dois meses. Ele argumenta que as unidades prisionais da capital também estão superlotadas. “Se for assim, todos vão mandar fechar as cadeias e enviar os presos todos para Natal”, criticou.

Presos estão sem alimentação

Enquanto isso, os presos perecem nas DPs, extraoficialmente, e face as condições não têm direito à alimentação, por exemplo. Na DP Zona Norte sete pessoas estão recolhidas, advindas do comboio de Mossoró. Cinco homens se amontoam com os demais apenados em celas, mas as duas mulheres foram obrigadas a permanecerem no saguão da Delegacia algemadas, desde que chegaram. “Não comemos nada e nem nossa higiene pessoal pudemos fazer”, disseram Francisca Dayane acusada de homicídio, e Mary Darle, presa em flagrante por assalto.

Os 22 presos provisórios estão espalhados pelas diversas unidades prisionais da capital. Os policiais civis e delegados, por sua vez, também reclamam da situação. Eles afirmam que estão sendo responsabilizados por algo que não deveria ser da alçada da PC. “Ainda temos que administrar algo que não é de competência nossa”, afirmou o delegado da DPZN, Everaldo Lemos. Ele destacou que se não houver uma solução para o caso ainda hoje, os agentes pretendem “fazer uma vaquinha” para comprar a alimentação das presas. Mary Darle, inclusive, afirma estar grávida.

O juiz Henrique Baltazar chamou a atenção para um outro problema, de caráter logístico. “As audiências desses presos não são aqui, mas em Mossoró. E esse seria mais um problema para o sistema penitenciário resolver: levá-los para as audiências. Não é possível ter estrutura para atender tudo isso”, alertou ele.

 

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

Sobressalto

PMDB escolhe o diretório e Hermano destaca que o PMDB conquistou mais de 50 prefeituras

O deputado estadual Hermano Morais foi reconduzido à presidência do diretório municipal do PMDB e, na ocasião, defendeu a candidatura própria do partido ao Governo do Estado em 2014. Durante a solenidade, ocorrida ontem na sede do diretório, o parlamentar destacou a necessidade do PMDB lançar um nome para disputar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini. 

Na composição do diretório ficaram o vereador Bertone Marinho (1º vice-presidente), o vereador Ubaldo Fernandes (2º vice-presidente), Francisco Correia (Secretário Geral), o vereador Felipe Alves (Secretário Adjunto) e Aurélio Góis (Tesoureiro). Para Hermano Morais a fase atual do PMDB é de “amadurecimento” para o pleito do próximo ano. “Temos definido um compromisso com a reeleição da presidente Dilma e isso deve nortear também as coligações em todos os Estados. Competirá ao diretório estadual essa definição (sobre o pleito no RN). Enquanto diretório municipal vamos fazer a nossa parte no sentido de construir ou fortalecer a tese de candidatura própria”, disse o presidente do diretório municipal, que assumiu o segundo mandato, com gestão de dois anos. Questionado sobre quem seria o candidato a governador pelo PMDB, Hermano Morais disse que há “vários nomes”. “Não não faltam, o que falta é a decisão do partido em relação ao projeto”. O presidente do diretório municipal peemedebista enalteceu o avanço do partido nas eleições de 2012, quando conquistou mais de 50 prefeitos. Ainda lembrando a disputa na capital, quando foi para o segundo turno com o prefeito Carlos Eduardo, Hermano Morais disse que foi “importante” porque conseguiu dar visibilidade à militância que há 20 anos não contava com um candidato próprio. “O PMDB se apresentou para julgamento popular e teve excelente desempenho”, ressaltou. O deputado estadual Hermano Morais defendeu que a discussão sobre candidatura própria ao pleito de 2014 seja iniciada ainda este ano, inclusive com reuniões entre partidos da base aliada. “Não se constrói um projeto sozinho. O próximo ano já é para fazermos as articulações de forma mais eficiente para que o PMDB tenha êxito e eu acredito que faremos o próximo governador”, completou.
O deputado estadual Hermano Morais foi reeleito presidente do diretório municipal em chapa única. Ele disse que o desafio do novo mandato é dar continuidade ao trabalho iniciado ano passado, com a candidatura própria. “Ampliamos nossa participação na Câmara Municipal (de Natal). Isso é um fator a ser considerado. Continuamos unindo esforços, atraindo novos militantes para fortalecer a luta para as eleições do próximo ano”, ressaltou.
O ministro da Previdência Garibaldi Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, justificaram a ausência na eleição do diretório municipal. 

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

 

 

Prestar contas

TCE pede que secretário Alber envie informações sobre salários

Secretário de Administração deverá entregar dados completos sobre os salários pagos pelo Governo

 

O secretário estadual de Administração, Alber Nóbrega, foi notificado ontem da representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, na qual o MP denuncia o fato de 1.665 servidores estarem recebendo acima do teto salarial de R$ 11.661 (referente ao vencimento da governadora Rosalba Ciarlini). A notificação do secretário foi a primeira providência adotada pelo conselheiro Poti Júnior, que é o relator do processo no TCE. 

Albert Nóbrega terá 72 horas para prestar esclarecimentos sobre a suposta ilegalidade no vencimento dos servidores. Após essa etapa, o relator Poti Júnior deverá apresentar o processo no plenário para votação. Caso a Corte acolha a representação do MP, serão encaminhados os pedidos feitos pelo procurador geral junto ao TCE, Luciano Ramos. 
Ele solicita que seja determinada a abertura de processo administrativo sobre os salários de 1.665 funcionários. Juntos, o excedente do teto desses servidores somam R$ 8 milhões mensais na folha de pessoal. Luciano Ramos pede, no documento, que seja apurado o dano ao erário provocado pela possível omissão de algum gestor ao não cumprir na folha de pagamento dos servidores a exigência do teto salarial. As suspeitas do procurador junto ao TCE recaem também sobre pensionistas. “Após consulta ao Portal da Transparência do Governo do Estado, percebe-se existência de expressiva quantidade de pensionistas, auferindo remuneração acima do teto constitucional, ultrapassando o limite fixado na Constituição para o subsídio dos desembargadores do TJ/RN, bem como do limite estabelecido para Governador de Estado”, escreveu na representação.
Luciano Ramos ponderou que não foi possível incluir os  nomes dos pensionistas que estão acima do limite legal de benefício, porque a direção do Instituto de Previdência do Estado e a Secretaria de Administração não enviaram a relação dos pensionistas. O procurador pediu que seja aberto um procedimento interno junto ao IPERN para apurar possível ilegalidade semelhante a que estaria ocorrendo com os ativos.
O chefe do MPJTCE pediu ainda, no mesmo processo em que pleiteia investigação sobre os servidores do Governo que recebem acima do teto salarial (de R$ 11.661), abertura de processo administrativo interno sobre supostos altos salários pagos pela Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e Ministério Público. No caso do MP e do TJRN o teto é o rendimento de desembargador, no valor de R$ 25 mil. Já os servidores da Assembleia têm como limite o vencimento de deputado, no valor de R$ 20.054.

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

Só vitória

Potiguar de Mossoró derrota América-RN e é campeão do returno

Chiquinho e Radamés marcam golaços, garantem vitória e título do time de Mossoró.

O Potiguar de Mossoró é campeão do segundo turno do Campeonato Estadual. Com direito a dois golaços, o time mossoroense venceu o América-RN por 2 a 1 e levantou o troféu neste domingo, no Estádio Nogueirão. Com isso, as duas equipes vão se enfrentar novamente na busca pelo título potiguar de 2013.

As duas partidas decisivas deverão ser realizadas na próxima quarta-feira e no domingo, dias 15 e 19 de maio. Como o América teve melhor campanha nos dois turnos, o segundo duelo será no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. O primeiro será novamente no Nogueirão, em Mossoró. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol deve oficializar as datas nesta segunda-feira.

Com a conquista do título do returno, o Potiguar de Mossoró assegurou também a inédita participação na Copa do Nordeste de 2014. Portanto, as duas vagas destinadas ao Rio Grande do Norte são de América e Potiguar, e o ABC fica fora da competição regional no próximo ano.

No jogo deste Domingo (12), só a vitória daria o título ao time de Natal, que já garantiria o bicampeonato estadual, por ter vencido o primeiro turno.O América respondeu aos 18 minutos, mas Cascata, dentro da área, chutou nas mãos do goleiro Santos. O empate saiu aos 27 minutos. Daniel cruzou da direita, Itamar escorou de cabeça e Tiago Adan bateu cruzado para marcar. Com quatro atacantes em campo o time americano se expôs, e acabou sofrendo o segundo gol. Aos 45 minutos, Radamés invadiu a área pela direita, cortou o goleiro Dida e bateu de esquerda no ângulo. Outro golaço e, agora sim, festa garantida em Mossoró.

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

Greve

EXCLUSIVO!!!, Servidores do Detran/RN, anunciam GREVE e atendimento ao público será paralisado nesta segunda (13)

Grevistas mobilizam uma manifestação às 8h na sede do próprio DETRAN e serviços como emplacamento e registro de habilitação não funcionarão.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) terá parte de seus serviços paralisados nesta segunda-feira (13), quando servidores do órgão entram em greve por melhores condições de trabalho.Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (SINAI/RN), Eliel Elias Bezerra, declarou que os grevistas farão uma manifestação às 8h em frente à sede do órgão, no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste da capital potiguar. Desta forma serviços como emplacamento e registro de habilitação, dois dos mais demandados no DETRAN/RN, não funcionarão, segundo disse o diretor. No tocante as reivindicações impostas pelo comando de greve estão a igualdade de direitos entre todos os servidores do órgão, como inclusão no plano de saúde e recebimento de vale-transporte. Isso porque de acordo com o Sindicato da categoria SINAI/RN, mesmo os nomeados em junho de 2012 ainda não têm acesso ao benefício do plano de saúde, enquanto que até os cargos comissionados, que não possuem vínculo efetivo com o órgão, usufruem deste benefício. Os servidores ainda pedem o cumprimento do Plano de Cargos aprovado no governo anterior aprovado pela Assembleia Legislativa. A luta também é pela melhoria da infraestrutura do órgão. Com instalações bem ultrapassadas não atendem às necessidades dos usuários e servidores.
O documento também faz um comparativo entre os valores arrecadados pelo órgão e a remuneração dos servidores. Os grevistas explicam que arrecadação de 2012 foi calculada em cerca de R$ 85 milhões. Já o salário do assistente técnico com nível médio é de R$ 799,00 sobre o qual ainda incide dedução previdenciária e sindical, levando o servidor a receber, líquido, menos que um salário mínimo.

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

 

Prejuízos da seca

Indústria do mel está de portas fechadas por falta de produção no RN

No ano de 2010, recipientes guardavam mel na AFICAL. Agora com á falta da matéria-prima, a indústria está fechada desde Março deste ano


O setor da apicultura no RN também amarga  prejuízos. A produção de mel de abelha, que crescia com rapidez, caiu no último ano. A quebra na safra é estimada em 90%.  Com a, as estiagem colmeias foram esvaziadas, uma indústria de beneficiamento que funcionava no estado fechou as portas e não tem previsão de o produto voltar à pauta de exportações em 2013. Em compensação, o preço do produto subiu. Segundo analistas e produtores,  a produção de mel do Rio Grande do Norte, que no ano de 2009 e 2010 chegou a 1,1 milhão de quilos, poderá regredir em 10 anos ficando assim no patamar dos 200 mil quilos, se comparando ao mesmo volume colhido no ano de 2002.
A causa do prejuízo é maior por causa da grande estiagem que houve no estado. Sem chuva não tem flor para as abelhas se alimentarem muitas debandam ou morrem. Até 2011, diz o  economista Aldemir Freire, o Nordeste era a principal região produtora de mel do Brasil, detendo cerca de 40%  e com tendência a se consolidar,  não fosse a seca prolongada desde 2012. “O baque é muito grande, superior a 50% nas exportações regionais e no RN é superior. Não será em dois, três anos essa recuperação”, afirma. Caso o clima favoreça, vai ser possível repovoar os enxames e podendo haver uma retomada na produção de 5% a 40% nos próximos dois anos. Para voltar a produção em grande escala vai se além das condições  climáticas, serão necessárias políticas de crédito, assistência técnica e também regulamentando então á profissão de apicultor, afirmam os especialistas.

.Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

Pesquisa aponta

Segundo informações da SENASP, 95% dos crimes no RN não são desvendados

Perícia Técnica potiguar foi posicionada entre as mais deficitárias do país

O barulho do tiro ecoa. Mais um corpo agoniza até que o último suspiro confirme o óbito. O bandido escapa, sem ser visto. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, por 471 pessoas assassinadas no Rio Grande do Norte. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 50% na média diária de homicídios no Rio Grande do Norte. Além da vertiginosa escalada da violência, o primeiro Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil, elaborado ao longo de 2012 e publicado em fevereiro deste ano, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), posiciona o instituto técnico de perícia potiguar entre os de pior estrutura humana e material dentre todos os avaliados em todo o país. Além disso, 95% dos homicídios não são desvendados, por falta de provas técnicas. Foi feito recentemente pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos onde comprovou que dos 444 homicídios ocorridos na Capital do RN ao longo de 2012, apenas 22 foram elucidados, um percentual de 4,95% do total. Aqui, a média é de 1,51 peritos por habitante, segundo dados do relatório da SENASP.  Com duas Unidades de Criminalística, sendo uma em Natal e outra em Mossoró, e os 48 peritos criminais que atuam no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP/RN), se dividem entre as respectivas cidades além de municípios distantes até 250 quilômetros das cidades de origem. 

Por falta de efetivo, as escalas são compostas por dois peritos criminais que, na maioria das vezes, não conseguem se dirigir a todos os locais de crime para a realização das perícias. Restando então aos delegados, ouvir testemunhas. Um fato que se agrava é o do próprio ITEP/RN por não dispor de um sistema integrado de informática que contemple o compartilhamento de informações, via rede, entre as Polícias Militar, Civil e o próprio órgão pericial. 
Lamentavelmente o RN está entre os seis estados brasileiros que não dispõem de sistema informatizado. Sem contar que aproximadamente 3,4 milhões de documentos relacionados ao registro da população ainda não foram digitalizados pelo ITEP/RN. Somente o software de que possibilita a comparação de informações a partir das impressões digitais, está em fase de instalação. 
Diagnósticos chamam a atenção para baixos índices de realização de exames de confronto balístico. O documento credita a baixa produtividade dos exames de confronto balístico em 2011 ao número insuficiente de equipamentos necessários à realização do procedimento.
O Rio Grande do Norte tem apenas três comparadores balísticos e cinco peritos criminais especialistas em Balística e Caracterização Física de Materiais.  Ainda de acordo com algumas informações colhidas pela SENASP, o passivo de armas de fogo no ITEP/RN em 2011, que era de 179, reflete a quantidade de exames de Eficiência e/ou Confronto Balístico que deixaram de ser realizados ou não tiveram os laudos concluídos. Não foi repassado pelo instituto ao SENASP, quantas requisições de Exame de Eficiência Balística e Confronto Balístico foram recebidos e quantos laudos foram expedidos de casos de homicídios de 2011, segundo dados do relatório.

 

Quer ficar bem informado? Então acesse: www.r9noticia.com.br

 

Dia especial

FELIZ DIA DAS MÃES!!! Hoje é um dia feito especialmente pra você Mamãe

Hoje é um dia especial. É o dia das Mães e para á você Mamãe nesta data lhes são prestadas todas as homenagens do mundo, pois devemos tudo o que temos e o que somos aquela que nos deu a vida e que está sempre do nosso lado nos bons e maus momentos. Em nome de todos os que fazem o R9 NOTICIA, desejamos a todos neste dia maravilhoso um FELIZ DIA DAS MÃES.

MENSAGEM

Agradeço a Deus por você existir e fazer parte da minha vida.

Você é a principal razão das minhas vitórias e conquistas e a maior delas é ter me dado o presente maravilhoso de ser pai.

Obrigado por ser esta mulher admirável a esta Mãe de o meu respeito.

 

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

 

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

 

 

 

Visita

“EXCLUSIVO!!!” Os blog’s R9 Noticia e Agendao.com visitam á nova Arena BARRETÃO em Ceará Mirim, na tarde desta quinta (9)

Os repórteres dos blogs de João Câmara Cosme Souza do R9 NOTICIA e Evanoel Ataliba do Agendão.com, visitaram as instalações do novo estádio chamado de Arena BARRETÃO na cidade de Ceará Mirim, momentos antes do início da partida do América e Atlético Paranaense pela Copa do Brasil, para fazer com exclusividade um registro da nova casa do América Futebol Clube onde pudemos ter total acesso mesmo sem ás credenciais exigidas pela FNF Federação norte-rio-grandense de Futebol, onde contamos com o bom senso dos irmãos da responsáveis pela imprensa da arena, que nos receberam com muito carinho e atenção. O novo Estádio conta com o que é de mais moderno em tecnologia e realmente é uma ótima arena de futebol, não deixando a desejar para nenhum estádio do Brasil. Sua capacidade é provisoriamente para 10.000 pagantes ainda restando espaço para crescer ainda mais á sua estrutura, sua cabine de imprensa é hoje uma das belas do país e recebeu no jogo de estréia em Ceara Mirim todos os canais de televisão do estado e nacional como a Sport TV, Bandeirantes e outras. Participaram conosco dessa visita os técnicos Hugo Deleon (sonoplasta) e Moiser (eletrônica). Também gostaríamos de agradecer a pessoa do Sr. Walfran Valentin membro da federação e coordenador de imprensa naquela ocasião, que gentilmente mesmo sem ás credenciais necessárias nos permitiu entrar respeitando á imprensa do interior do RN.

Fonte: R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

 

Fora da copa do Brasil

América perde para Atlético Paranaense na estréia do “BARRETÃO”, em Ceará Mirim

A noite de quinta-feira prometia uma grande festa para o América. O clube iria fazer sua estréia no novo estádio, o BARRETÃO, em Ceará - Mirim, iria apresentar aos seus torcedores seu novo uniforme de jogo, de cor laranja e esperava uma boa vitória sobre o Atlético/PR, pela Copa do Brasil, para entrar na decisão do estadual, domingo, contra o Potiguar, com moral. Mas, deu tudo ao contrário. O time comandado por Roberto Fernandes foi goleado por 6x2 e acabou eliminado da competição na segunda fase, sem direito ao jogo de volta e ainda perdeu uma invencibilidade de 18 partidas. O torcedor americano, que já estava chateado com o desempenho do time dentro de campo, acabou perdendo a paciência muitos dos até foram embora mais meio que cedo decepcionados. Desta forma só resta para o “Mecão” agora é espera o jogo contra o Potiguar e se concentrar na decisão.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA 2 X 6 ATLÉTICO/PR
Estádio: Barrettão, Ceará-Mirim/RN
Data: 09.05.13
Árbitro: Avelar Rodrigues da Silva (CE)
Público: 3.626 torcedores
Renda: R$ 58.125,00
GOLS:
AMÉRICA: Itamar, aos 40´ e Daniel aos 42´do 1ºT
ATLÉTICO/PR: Éderson, aos 1´ e 47´, Felipe (pen) aos 13´ e Cléberson, aos 37´do 1º T. Manoel, aos 27 e Douglas Coutinho, aos 44´do 2º T.
AMÉRICA: Dida; Norberto (Ebinho), Índio, Edson Rocha e Renatinho; Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Cascata; Índio Oliveira (Netinho) (Bruninho) e Itamar.
Técnico: Roberto Fernandes
ATLÉTICO/PR: Weverton; Léo, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, Marcelo Cirino (Douglas Coutinho), João Paulo, e Felipe (Fran Mérida); Éverton e Éderson (Marcão).
Técnico: Ricardo Drubscky

Na integra veja fotos da visita dos Blogueiros Cosme Souza e Evanoel Ataliba acompanhados de Hugo Deleon e do músico Moizer.

Fonte: R9NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

Parabéns

“PARABÉNS” Hoje (9) é dia de festa em Morada Nova Dona Nenê, mãe do Vereador Amistrong Bezerra faz aniversário

Dona Nenê, mostrando vitalidade de uma mulher de fibra mostrando que goza ainda de uma boa saúde, viúva, moradora do pé da serra em Morada Nova mãe de filhas e filhos batalhadores, unidos, e honestos, ela tem motivos de sobra para comemorar seu aniversário nesta quinta (9), ao lado dos amigos naquela comunidade. Dona Nenê é uma mãe orgulhosa de seus filhos, pois entre eles se destaca em João Câmara um dos melhores legisladores deste mandato trata-se do Vereador Amistrong Bezerra que também é apresentador do Jornal 89 e idealizador deste veículo de comunicação R9NOTICA, ele como também seus irmãos Barão dos cocos, Jory dos cocos,Gisele, Gildete, Anderson e os demais, além de netos, genros e noras estão radiantes de felicidades e iram comemorar hoje em jantar especial ao lado da matriarca da família o seu aniversário.

Nós que fazemos o portal R9 NOTICIA Cosme Souza e Bruno Monteiro parabenizamos Dona Nenê desejando-lhe muita SAÚDE, muitas FELICIDADES, PAZ e que DEUS multiplique os seus anos de vida.

PARABÉNS!!!!

Fonte: R9 NOTICIA

Quer ficar bem informado? Então acesse www.r9noticia.com.br

Negócios

Ocorreu na manhã desta Quarta (8), a segunda reunião para definir sobre a feira de negócios do Mato Grande

Ocorreu na manhã desta Quarta (8), mais uma reunião para deliberar sobre as ações de cidadania que serão prestadas aos visitantes da Feira de Negócios do Mato Grande em mais uma edição á ser realizada em João Câmara entre os dias 27 á 29 de Junho. Toda a programação está sendo elaborada pela comissão organizadora do evento á nível local nas pessoas do chefe da Casa civil Nelson Câmara e da coordenadora da secretaria de Turismo e meio ambiente Nildinha Freitas e com o apoio total da prefeitura Municipal atraves de todas ás secretarias nas pessoas de seus titulares e equipes que serão designadas para colaborar com mais uma edição deste grande evento. Também será mostrado em alguns stands, todo o potencial da nossa região no tocante aos avanços das energias renováveis que tem como representantes as empresas eólicas que estão instaladas nos arredores do nosso município e da nossa região. Também haverá a entrega de 2.000 mil mudas de arvores que serão distribuídos á todos os presentes á festa.

O CDL local já está viabilizando stand para alguns comércios que faram á exposição dos seus respectivos produtos,

De acordo com o chefe da Casa civil Nelson Câmara será instalado o gabinete do prefeito para atendimento aos prefeitos da região, amigos e demais autoridades.

Segundo á Secretária de Saúde Andrelúcia Cordeiro será colocado a disposição da festa na tenda da saúde, serviços básicos como: Verificação de PA (pressão Arterial), teste rápido de HIV e SÍFILIS, distribuição de preservativos, orientações de saúde bucal, teste de glicemia, orientações médicas, visualização microscópica e demonstração sobre o trabalho da DENGUE e serviços de ambulâncias para qualquer eventualidade no decorrer do evento. 

Já a representante da Secretária Andréia Ribeiro da Educação Ciara informou que haverá shows culturais, festivais de calouros, apresentações de bandas e outras atrações.

A Secretária de Ação Social Dona Redivan Rodrigues irá faze trabalhos envolvendo ações de cidadania como: Cortes de cabelos e manicure para as mulheres além de outros serviços que serão ofertados aos participantes.

A Secretaria de Obras que foi representada por Cosme fará atendimento á todas as necessidades de limpeza dos stnd´s, dos arredores da feira a parti das 17h até  ás 23h, além da manutenção de banheiros químicos que provavelmente possa ter este ano e realizar todo o serviço de iluminação da área do evento. Participaram também da reunião o mestre de cerimonias José Aldo, Leila Renata da pasta da Adiministração, Gilvan Dantas da pasta da finanças, Tico Melo da pasta do Turismo e Meio ambiente, Daniella Targino e os colaboradores do gabinete do prefeito Paulinho do som, Ericlésia e Adriana Costa.  Uma nova reunião será marcada para dar continuidade a confecção da programação pelos organizadores, com o apoio da imprensa local.

Fonte: R9 NOTICIA

Quer ficar bem informado? Acessewww.r9noticia.com.br

 

 

Primeira Página Anterior